Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20246
Título: O estágio supervisionado na formação do pedagogo: significados, expectativas e desafios
Autor(es): Silva, Marília Felix da
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Cotidiano Escolar
Formação de Professores
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, analisar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. O objetivo desta produção acadêmica é analisar a significação do Estágio Supervisionado como foco nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na modalidade participante, onde foi possível ter uma ideia do tipo de prática que almeja-se nas atividades acadêmicas enquanto educadores, buscando mediar o conhecimento de maneira a promover uma aprendizagem significativa. Para tanto, tomou-se por base documentos legais que fundamentam o estudo, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o presente artigo busca respaldo teórico a partir de autores como Lima (2012), Pimenta e Lima (2011) e Barreiro e Gebran (2006), dentre outros estudiosos que dissertam sobre a formação do professor com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitiram chegar à conclusão de que o Estágio Supervisionado é um componente curricular necessário e indispensável à formação uma vez que é durante as atividades de estágio que geralmente tem-se a primeira experiência com a regência, em torno da qual importantes expectativas são geradas. Além disso, ressaltando a necessidade que o professor tem de sempre buscar aperfeiçoamentos, de modo a criar novas práticas e desenvolver novas metodologias. Por fim, considera-se ainda que é possível articular teoria e prática, mesmo identificando os desafios e impasses da profissão docente com mais perceptibilidade.
Descrição: SILVA, M. F. O estágio supervisionado na formação do pedagogo: significados, expectativas e desafios. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20246
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Felix da Silva.pdf550.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.