Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20248
Título: As crenças no discurso de professores sobre suas práticas na oralidade
Autor(es): Pereira Neto, José Luiz
Palavras-chave: Ensino de oralidade
Ensino de língua inglesa
Origem das crenças
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O objetivo desta pesquisa está nas crenças dos professores de língua inglesa de escolas públicas do ensino regular, mais especificamente no que diz respeito ao uso da oralidade nas aulas de língua inglesa. Como base teórica, para defender as justificativas de tais crenças, foram usados entre outros Barcelos (2001) que afirma que as crenças são pessoais, contextuais, episódicas e têm origem nas nossas experiências, na cultura e no folclore, e as crenças também podem ser internamente inconsistentes e contraditórias. Para a realização desse estudo, foram selecionados quatro professores de língua inglesa de escolas públicas que através de questionários abertos. A análise dos dados permitiu-nos identificar as seguintes crenças: (1) todos os professores acreditam que o ensino da oralidade é relevante; (2) todos eles afirmam que na escola pública esse ensino não é relevante; e ficou evidente que do tempo em que eram alunos até agora como professores, não houve uma grande mudança no que diz respeito ao uso da oralidade. Os resultados coincidem com as teorias base, pois as origens das crenças estão relacionadas, principalmente, às experiências dos participantes enquanto alunos e professores de inglês de escola pública, e seus conhecimentos pessoais. Com isso, podemos constatar que as crenças de que a oralidade é algo definitivamente importante embora não seja utilizada como os entrevistados gostariam.
Descrição: PEREIRA NETO, J. L. As crenças no discurso de professores sobre suas práticas na oralidade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20248
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ LUIZ PEREIRA NETO.pdf501.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.