Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2025
Título: Reflexão da docência para a realidade de um novo tempo
Autor(es): Barbosa, Mona Lisa Kelly
Palavras-chave: Formação de professores
Docência
Afetividade
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a docência e humanização, a partir da necessidade de investigar a humanização no oficio de ensinar. Tendo em vista, a carência afetiva percebida hoje nas relações intra e extra-escolares, as quais têm reflexo na saúde e no trabalho do docente. Nessa perspectiva, o estudo apresenta alguns aspectos históricos da docência, reflexão sobre os saberes necessários a pratica docente e os desafios que a mesma apresenta no contexto atual. Trata-se de um estudo bibliográfico fundamentado nos autores DELORS (2001), ENGUITA (1991), FREIRE (1986), NÓVOA (1991) entre outros, sobre o processo de humanização que envolve também a relação professor-aluno, destacamos os avanços e retrocessos nesta relação. Apresentamos ainda algumas estratégias para a humanização do docente, dentre as quais a reflexão do docente sobre sua prática. Deste estudo, observa-se que um dos caminhos para a humanização é a afetividade dos indivíduos nos contexto escolar.
Descrição: Barbosa, M. L. K. Reflexão da docência para a realidade de um novo tempo. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2025
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mona Lisa Kelly Barbosa.pdfMona Lisa Kelly Barbosa343.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.