Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20251
Título: Ensinar e educar para igualdade racial: Zumbi e o dia da consciência negra nas histórias em quadrinhos
Autor(es): Gomes, Gustavo Vinicius de Oliveira
Palavras-chave: História em quadrinhos
Educação ético-racial
Racismo
Negro
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: Este estudo aborda sobre as questões raciais na perspectiva do povo negro a partir das histórias em quadrinhos, enfatizando as possibilidades pedagógicas deste gênero literário no campo educacional. Ressaltamos a relevância metodológica, pedagógica e formativa de se trabalhar com pode ser um instrumento pedagógico importante para a sala de aula, sobretudo, no debate acerca da inclusão da história e da cultura afro-brasileira. Discutir sobre a consciência negra e sua representação com base nas histórias em quadrinhos permite educar para uma proposta de interação e integração dos saberes do povo negro com base nos pressupostos da educação para as relações étnico-raciais. O presente estudo situa-se no campo teórico da história cultural, a qual busca ressaltar a importância de educar e conferir valor à luta e à resistência negra a partir das histórias em quadrinhos. Nosso objetivo residiu em problematizar como a questão étnico-racial, na perspectiva do povo negro, apresentada nas histórias em quadrinhos, propicia o debate sobre a igualdade racial. Entre os autores que trabalhamos estão: Santos e Vergueiro (2002); Mário Feijó (1997); Finger (2012); Canen e Moreira (1999); Bernardo (2011); Pereira e Silva (2012); Omena (2011); Neto (2017); Tanino (2011) e Alcântara (2014). Este estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, utilizou-se como fonte a história em quadrinhos e legislações sobre o tema. Os resultados mostraram que é possível utilizar o gênero história em quadrinhos para promover uma educação em uma perspectiva inclusiva do povo negro no espaço escolar, conscientizando os alunos para os valores e cultura dessa população.
Descrição: GOMES, G. V. de O. Ensinar e educar para igualdade racial: Zumbi e o dia da consciência negra nas histórias em quadrinhos. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20251
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GUSTAVO VINICIUS DE OLIVEIRA GOMES.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.