Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20296
Título: | Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Ivanilza Pereira da |
Palavras-chave: | Contação de histórias Educação Infantil Técnicas de ensino |
Data do documento: | 5-Fev-2019 |
Resumo: | A contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade lúdica muito importante na formação das crianças. Dada sua relevância, é um agente importante de facilitar a aprendizagem através da arte que ensina, diverte e estimula a imaginação, despertando nas crianças a vontade de adentrar no mundo da literatura. Nessa perspectiva, a contação de histórias deve ser uma prática constante nas instituições educacionais da ação docente e precisa ser vivenciada através de técnicas de ensino para se tornar mais significativa, possibilitando o trabalho com diferentes linguagens. Este estudo tem como objetivo apresentar as técnicas de ensino como ferramentas metodológicas para a contação de histórias na educação infantil. No seu corpo teórico, se fundamenta em Abramovich (1997), Coelho (1999); Zilberman (2003), além dos documentos oficiais: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010) e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), dentre outros. Para melhor adentrar no campo da pesquisa, optou-se, neste estudo, pela pesquisa-ação, pois a mesma possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. Ao se fazer este estudo sobre as técnicas de ensino em relação à contação de histórias na prática pedagógica do educador da Educação Infantil, pôde-se perceber o quanto é possível se trabalhar com esta ferramenta de ensino. Diante disso, esta pesquisa contribuiu para despertar na prática docente, algumas possibilidades de valorizar atividades que complementem as aulas expositivas para as crianças. |
Descrição: | SILVA, I. P. da. Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20296 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanilza Pereira da Silva.pdf | PDF - Ivanilza Pereira da Silva | 564.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.