Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20324
Título: Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB
Autor(es): Silva, Andreia Bernardo da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Diversidade
Educação inclusiva
Data do documento: 3-Mai-2019
Resumo: O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória de todas as licenciaturas e essencial para a formação dos futuros professores. É o momento em que o discente participa da realidade do ambiente escolar, nas três modalidades: observação, planejamento e prática, permitindo aos futuros profissionais conhecer e interagir no seu futuro ambiente de trabalho e desenvolver competências próprias da atividade profissional. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer o cotidiano das unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua preocupação com a educação inclusiva e a diversidade. Para tal, foram utilizadas as disciplinas do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como consequência a consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I, concomitante à educação inclusiva, a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para a construção dos conhecimentos socioculturais.
Descrição: SILVA, A. B. da. Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20324
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreia Bernardo da Silva.pdfPDF - Andreia Bernardo da Silva2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.