Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20327
Título: | A escrita no ensino superior - um estudo de caso no curso de Pedagogia/UEPB/Campus I |
Autor(es): | Farias, Patrícia Ribeiro de |
Palavras-chave: | Produção textual Escrita acadêmica Ensino superior |
Data do documento: | 16-Ago-2019 |
Resumo: | O presente estudo se trata de uma discussão e teve como objetivo principal apresentar como ocorre o processo de escrita acadêmica dos estudantes ao realizar suas produções textuais ao longo do curso. Participaram da pesquisa 30 estudantes do primeiro e último semestre do curso de Pedagogia do turno noturno da Universidade Estadual da Paraíba, respectivamente do ano de 2019 e de 2014. Para a obtenção dos dados da pesquisa utilizamos um questionário composto por 17 perguntas – aberta e fechada - que abrangeu tópicos relacionados à leitura e à produção de variados tipos de textos e, como esta acontecia na Educação Básica e no Ensino Superior. Optamos pelo método misto - quali-quantitativo - porque acreditamos que esse método possibilita ampliar a observação e assim garante melhor compreensão dos dados. Tais dados foram apresentados em gráficos do tipo pizza, pelo fato de possibilitar expressar a relação de proporcionalidade e, desse modo, obter melhor compreensão acerca dos mesmos. Os achados do estudo apontam que a maioria dos estudantes participantes da pesquisa do último semestre do curso de Pedagogia apresentam algum tipo dificuldade ao produzir os gêneros textuais acadêmicos como resumo, fichamento, resenha e artigo acadêmico, e como eles chegam do Ensino Médio também têm implicações na aprendizagem acerca dos gêneros textuais solicitados a produzir no decorrer do curso, inclusive na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Daí se percebe a necessidade de buscar soluções para ajudar os acadêmicos a desenvolverem os conhecimentos necessários à produção desses gêneros. A promoção de cursos de extensão ou de oficinas, como também a ampliação da carga-horária dos componentes curriculares Leitura e Elaboração de Textos e Metodologia Científica talvez sejam ações significativas que auxiliem os estudantes no tocante as dificuldades que apresentam e principalmente a adoção de um currículo interdisciplinar pela instituição. |
Descrição: | FARIAS, P; R. de. A escrita no ensino superior - um estudo de caso no curso de Pedagogia/UEPB/Campus I. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20327 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PATRÍCIA RIBEIRO DE FARIAS.pdf | 536.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.