Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20330
Título: Macabéa ("A hora da estrela") e Luísa ("Uma ramo para Luísa"): a percepção da vida em situações distintas
Autor(es): Silva, Maria Bianca Duarte
Palavras-chave: História cultura da mulher
História social da mulher
Análise do discurso
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Esse trabalho analisa como Macabéa e Luísa, cada uma no seu universo, com suas idiossincrasias, enxergam seu mundo e seu destino, e a forma como cada uma é influenciada pelo mundo. O tema tratado é importante para observar de que forma a história cultural e social do ser mulher se faz presente, e repensar sobre viver numa sociedade com visões tão diferenciadas. São válidos essa observação e esse repensar como formas de denúncia do fato de que a exclusão promovida pela sociedade, em relação à mulher, está presente, em sua essência, no indivíduo, e isso é repassado às gerações seguintes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, contando, para isso, com o subsídio teórico de Beauvoir (1980), Jodelet (1998), Perrot (2007), no que tange à situação da mulher na sociedade; e de Carvalhal (1998), como apoio teórico ao estudo literário comparativo.
Descrição: SILVA, M. B. D. Macabéa ("A hora da estrela") e Luísa ("Uma ramo para Luísa"): a percepção da vida em situações distintas. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20330
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA BIANCA DUARTE SILVA.pdf469.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.