Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20340
Título: Mulheres ex-cêntricas na literatura brasileira contemporânea: "Diana", "Dama da noite" e "Júlia Capovilla"
Autor(es): Azevedo, Jayanne Gabrielle Alves de
Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea
Literatura de multidão
Ex-centricidade
Mulher ex-cêntrica
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: A Literatura Brasileira Contemporânea, ao romper com as estruturas de poder, viabiliza a manifestação e a legitimidade social, através de narrativas representativas das multiplicidades, articuladas às experiências e às pluralidades cotidianas. Uma estratégia de leitura, análise e interpretação para tratar da narrativa atual é a “Literatura de Multidão” (JUSTINO, 2014), potência que dá voz às minorias, a partir da evidência das diversidades que constituem a multidão. Diante dos traços característicos dessa literatura, alguns movimentos proporcionam visibilidade ao outro, a exemplo da 1- ‘’oralização’’ (JUSTINO, 2014), que se apresenta na ‘’pós-autonomia’’ (LUDMER, 2007) da literatura de multidão, objetivando apresentar, através da escrita, os discursos da maioria minoritária; e principalmente, da 2- “ex-centricidade” (HUTCHEON, 1991), aspecto que tematiza a diversidade. Tal retórica pluralizante, além de valorizar a diferença, desafia a noção de centro, com seus conceitos de ex-cêntrico e off-centro. Entre algumas obras contemporâneas envolvidas com a multidão e a excentricidade, podemos destacar “Hell’s angels” e “Dama da noite”, contos de Márcia Denser e Caio Fernando Abreu, respectivamente, e o romance Suíte Dama da Noite, de Manoela Sawitzki, narrativas que serão discutidas nesse estudo. As protagonistas ‘’Diana’’, ‘’Dama da Noite’’ e ‘’Júlia Capovilla’’ conduzirão a reflexão sobre a diferença como excentricidade coletiva, por carregarem sentimentos de não pertencimento, e proferirem discursos pluralizantes, dotados de singularidades e subjetividades, que irão se definir umas em relação às outras, permitindo a alteridade e visando à liberdade. As ideias aqui apresentadas são baseadas na pesquisa e estudo bibliográfico de Dalcastagnè (2012), Dias (2005), Resende (2008) e Ludmer (2007), que apresentam visões críticas acerca da literatura brasileira contemporânea, suas perspectivas e abordagens, focando no conceito e intenções da literatura de multidão, apresentadas por Justino, (2012 e 2014) e Negri (2010 e 2015), estabelecendo a relação entre literatura, potenciais revolucionários e status da diferença, através dos termos e ideais cunhados por Cocco (2007), Hutcheon (1991) e Salcedo (2012) sobre o ex-cêntrico e suas subjetividades, objetivando a apresentação das ex-centricidades das personagens citadas, observando os ideais reativos da multidão. O percurso inicia-se com a abordagem da literatura contemporânea e sua multiplicidade, seguindo com sua leitura, a partir da literatura de multidão, traçando os movimentos deste espaço, o que permitirá a análise das mulheres ex-cêntricas em questão.
Descrição: AZEVEDO, J. G. A. de. Mulheres ex-cêntricas na literatura brasileira contemporânea: ‘’Diana’’, ‘’Dama da noite’’ e ‘’Júlia Capovilla’’. 2019. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20340
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JAYANNE GABRIELLE ALVES DE AZEVEDO.pdf963.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.