Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20347
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Suelânia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T23:27:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T23:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20347 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. S. da S. Uma análise sobre sala de aula interativa e tecnologias digitais a partir de alunos concluintes do curso de pedagogia UEPB. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve por finalidade realizar uma análise sobre o tema sala de aula interativa e as tecnologias digitais a partir do que os estudantes concluintes do curso de Pedagogia entendem por sala de aula interativa e tecnologias digitais. Neste sentido, buscou-se a participação dos graduandos do último período de 2018.2 dos turnos da manhã e da noite do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o mês de setembro de 2018, para saber o que os estudantes entendem por sala de aula interativa e inserção das tecnologias digitais, buscando assim, uma reflexão para a atuação do docente e discente no curso de Pedagogia. Enfatizando-se a relevância do uso potencializador das tecnologias digitais em sala de aula, na promoção de uma sala de aula contextualizada com a atual realidade tecnológica mostrando as possibilidades e desafios digitais, que podem abrir um leque de opções para que as salas de aula efetivamente sejam interativas e produtivas. Para a sustentação teórica deste estudo, utilizou-se-se os trabalhos de Marcos Silva (2001), Kenski (2007), Tajra (2010), Stahl (1997), Marc Prensky (2001) e Freire (2010). Para tanto, sob uma ótica qualitativa e exploratória, aplicou-se um questionário no turno da manhã com quatorze graduandos e dezesseis do turno da noite para adensar a pesquisa em torno do objetivo. Sendo assim, percebe-se que é preciso que a educação se adeque a sociedade contemporânea, que vive constantes transformações principalmente no que se refere a tecnologias, exigindo constantemente que as pessoas acompanhem seu ritmo. Conclui-se que, segundo os respondentes do estudo,que o curso de pedagogia da UEPB já apresenta possibilidades de uma sala de aula interativa e aulas com inserção das TIDCs, necessitando ser maior ainda este adensamento nas práticas diárias, o que de acordo com os mesmos é de grande relevância socioprofissional na sociedade atual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Me. Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula interativa | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre sala de aula interativa e tecnologias digitais a partir de alunos concluintes do curso de pedagogia UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA SUELÂNIA DA SILVA OLIVEIRA.pdf | 897.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.