Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Aline Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-29T23:34:16Z-
dc.date.available2019-08-29T23:34:16Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.otherCDD 371.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20350-
dc.descriptionCOSTA, A. O. Currículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitos. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte dos estudos do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), partindo do princípio de como a educação pública brasileira vem ganhando novas configurações nessa segunda década do século XXI, principalmente, no tocante ao modelo de gestão e dos responsáveis pela manutenção da parte pedagógica das escolas e das redes públicas de ensino. Consiste em uma análise documental, tendo material empírico textos/documentos relacionados à assessoria prestada à rede Municipal de educação do Município de Campina Grande\PB pela Fundação Lemann. Toma como suporte teórico principal as análises de Stephen Ball (2014) no sentido de analisar se a referida parceria se constitui enquanto rede de governança e como esta pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico, condição à politização dos sujeitos da educação. Conclui-se que a “parceria” com a Fundação Lemann coloca a educação municipal numa rede de política articulada em âmbito nacional e com os Estados Unidos, objetivando a formação de gestores e técnicos que devem atuar como multiplicadores do referido modelo de gestão, que deve ser centrado na tecnologia, nos projetos de vida dos estudantes e no pensamento crítico. Embora numa perspectiva do “neoliberalismo roll-out”a proposta formativa da Fundação Lemann pode contribuir com a politização na medida em que favoreça o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, escrita, cálculo, conhecimento dos diferentes tempos e espaços da existência humana e seja capaz de contribuir elevando os indicadores educacionais, uma vez que sujeitos com melhores níveis de desenvolvimento tornam-se capazes de exercerem melhor sua cidadania e de fazerem melhores escolhas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prf. Dr. Francisca pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRede de governançapt_BR
dc.subjectParceria público-privadopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleCurrículo, parceria público-privada e a (des)politização dos sujeitospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALINE OLIVEIRA COSTA.pdf671.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.