Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20373
Título: O silenciamento da mulher em “D.T.”, de Tércia Montenegro
Autor(es): Silva, Laís Laurentino
Palavras-chave: Literatura brasileira
Personagem feminina
Silenciamento
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho propõe explanar sobre o silenciamento da mulher no conto “D.T.”, de Tércia Montenegro, ecoando múltiplas vozes femininas, representada pela personagem de ficção da autora contemporânea. Para alcançar esse objetivo, metodologicamente, tomamos a leitura do conto, que faz parte da coletânea 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (2004), organizada por Luiz Ruffato, na qual enfatiza a produção literária contemporânea escrita por mulheres, versando pelos gêneros conto e crônica. A discussão se articula com os pressupostos teóricos de Joan Scott (1988), Michelle Perrot (2003), Maria Izilda de Matos (2003), entre outros. Realizadas as aproximações teórico-críticas, buscamos (re)pensar as formas de silenciamentos impostas pelo patriarcado à mulher ao longo do tempo, que ainda hoje refletem fragmentos das hegemonias socioculturais e/ou ficcionalizadas na literatura.
Descrição: SILVA, L. L. O silenciamento da mulher em “D.T.”, de Tércia Montenegro. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20373
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Laurentino Silva.pdfPDF - Laís Laurentino Silva2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.