Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20374
Título: A psicopatia e o direito penal brasileiro: estudo sobre a imputabilidade
Autor(es): Santos, Eduardo Moura
Palavras-chave: Psicopatia
Pena
Direito penal
Imputabilidade penal
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O presente estudo acerca da psicopatia se mostra pertinente ao direito, visto a ausência de uma legislação específica que aborde a situação dos portadores desse transtorno que pratiquem condutas ilícitas. Sendo os psicopatas influenciados por uma acentuada carência de sentimentos, eles se tornam capazes de cometer crimes, muitas vezes de notável crueldade. Sendo assim, se faz necessário que o presente estudo analise o fenômeno, como um todo, abordando o desenvolvimento da produção científica na área, os conceitos empregados ao referido fenômeno, suas possíveis causas, sintomas e como chegar a um diagnóstico. Somente após isto, poderemos então observar a forma como se procede o tratamento jurídico a ser, atualmente, empregado em casos penais envolvendo psicopatas. Usaremos como base os posicionamentos teóricos de profissionais da área do direito e da psiquiatria, além de demonstrar casos reais e analisar as decisões proferidas. Por fim, ressaltaremos a dificuldade do judiciário em lidar com os referidos casos pois, na falta de instrumentos legais e de um consenso entre estudiosos, as decisões sempre serão “palco” de debate acerca da eficácia, ou não, das medidas tomadas.
Descrição: SANTOS, E. M. A psicopatia e o direito penal brasileiro: estudo sobre a imputabilidade. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20374
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Moura Santos.pdfPDF - Eduardo Moura Santos550.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.