Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20377
Título: Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas?
Autor(es): Bernardo, Wanielle Gomes
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
História
Legislação
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente artigo apresenta a trajetória da Educação Especial a partir de um breve estudo histórico chegando até os dias atuais. Entendendo sua percepção de análise clínica, onde as pessoas ditas “anormais” eram submetidas a tratamento. Considerando que nos Estados Unidos e no Brasil a identificação da Educação Especial só surgiu no século XIX com propostas pedagógicas norteadas por outros países e influenciados por movimentos sociais de congressos incentivados em muitos momentos pela própria população. O avançar das leis que priorizam a educação para essas pessoas sem dúvida possibilitou o que hoje consideramos uma ponte de direito garantido para a inclusão. Este estudo foi baseado na leitura de alguns autores como: Camacho (2004), Bonifácio (2016) e Mantoan (2004).
Descrição: BERNARDO, W. G. Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas?. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20377
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanielle Gomes Bernardo.pdfPDF - Wanielle Gomes Bernardo567.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.