Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20412
Título: Min e as mãozinhas: uma análise sobre a representatividade surda na mídia
Autor(es): Justino, Fabiane Batista de Almeida
Palavras-chave: Representatividade surda
Mídia
Identidade surda
Cultura surda
Data do documento: 7-Jul-2019
Resumo: A frequência e a forma como os grupos sociais se apresentam nos produtos culturais veiculados na mídia são um reflexo de como as relações de poder se configuram na sociedade, na qual os grupos minoritários tendem a ser desconsiderados ou representados de forma equivocada. Tendo isso em vista, este artigo promove uma reflexão sobre a representatividade surda no primeiro episódio do desenho animado Min e as mãozinhas, de Paulo Henrique dos Santos. O desenho animado é o primeiro no Brasil a ter como língua oficial a Libras. A análise do desenho se fundamenta em concepções sobre surdez, identidade e cultura surdas vistas sob a perspectiva da diversidade. Deste modo, este trabalho pretende contribuir na luta pelo reconhecimento e emancipação dos surdos na sociedade.
Descrição: JUSTINO, F. B. de A. Mim e as mãozinhas: uma análise sobre a representatividade surda na mídia. 2019. 21p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20412
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FABIANE BATISTA DE ALMEIDA JUSTINO.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.