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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20431
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Giovane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T15:03:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T15:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20431 | - |
dc.description | SOUZA, G. da S. As contribuições de Rousseau, Pestalozzi e Froebel para educação infantil e as novas diretrizes da BNCC para este seguimento. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação como um todo vive em constante processo de transformação, visto as necessidades que surgem com o passar do tempo e que precisam serem supridas em cada um desses momentos. Dessa forma, não podemos descartar as lutas, conquistas e contribuições de todos aqueles que a princípio, fizeram da Educação uma ferramenta de transformação social, de realidades individuais e locais, inspirando a transformação global por meio dos exemplos deixados, das pesquisas realizadas e das metodologias pedagógicas e da didática que desenvolveram. Por esta razão, a nosso pesquisa tem por objetivo evidenciar as contribuições de três pensadores clássicos da educação que viveram com mais intensidade o século XVIII, período bastante difícil para o desenvolvimento e trabalho com a educacional infantil. Escolhemos evidenciar as contribuições de Jean-Jacques Rousseau, Johann Heinrich Pestalozzi e Frederich Froebel para essa fase tão importante, a Educação Infantil, abordando- os em suas dimensões pedagógicas e metodológicas para o ensino na Educação Infantil. Em nossa pesquisa aplicamos o método bibliográfico, fundamentando o nosso trabalho em AZEVEDO 2004, BRASIL 2016, COURA 2005 e outros textos acadêmicos científicos que se fizeram relevantes para a construção do nosso trabalho, assim como a BNCC 2016, que se aplica como um elemento importante e atual para a contextualização como um todo, em especial da Educação Infantil enquanto foco central do nosso trabalho, e como exemplo conceitual de transformação dos parâmetros educacionais. Nos propomos em nossa pesquisa elencar alguns elementos em comum nas concepções pedagógica e metodológica desses três autores clássicos, destacando a relevância e as principais contribuições de cada um para a educação infantil, tida como uma fase muito importante na vida de uma criança, que precisa ser cuidada e educada com afeto e respeito as suas limitações infantis, uma vez que não são mine adultos e sim crianças pequenas, cujo desenvolvimento da sociabilidade, de habilidades motoras, sensoriais e intelectuais são importes, desde que associadas a liberdade e a praticidade geradora de experiências com as vivencias e a prática, sem imposição e sem a imitação de uma rotina da vida escolar de um adulto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana Silva do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Rousseau | pt_BR |
dc.subject | Pestalozzi | pt_BR |
dc.subject | Froebel | pt_BR |
dc.title | As contribuições de Rousseau, Pestalozzi e Froebel para educação infantil e as novas diretrizes da BNCC para este seguimento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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