Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20433
Título: O cotidiano escolar a partir do estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental de Alagoinha/PB
Autor(es): Costa, Valeska Cristiane Gomes e Silva
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Pedagogia
Educação
Data do documento: 3-Mai-2019
Resumo: O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Trata-se de um momento essencial na formação e prática do discente, no sentido de assegurar confiança em suas ações docentes e de adquirir reponsabilidade diante das práticas aplicadas para a formação do professor. “O estágio é o lócus onde a identidade profissional é gerada, onde o futuro profissional aprende a ministrar aulas de forma coerente e dinâmica. É no estágio que o discente passa a compreender o elo de ligação entre professor e aluno como parte fundamental na construção e contextualização do indivíduo. O estágio funciona como “uma janela para o futuro” através do qual o aluno aproxima-se do que almejou para a sua carreira. Deve ser natural essa passagem do “saber ser” para o “saber como”, ou seja, um momento de avaliação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é relatar a prática do estágio supervisionado no curso de Pedagogia, com práticas ocorridas na escola pública do município de Alagoinha/PB. Com essa experiência, levantamos algumas discussões que buscam evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Pedagogia e a não valorização da disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais habilitados nessa área. As atividades de observação tiveram como resultado a análise e reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental I, ao passo que a regência nos deu a oportunidade de exercer a prática docente e ganhar novas experiências no ensino fundamental I. Estagiar é fundamental para uma boa harmonia entre os fatores existentes na preparação para o estágio e as perspectivas que serão abordadas durante esse processo.
Descrição: COSTA, V. C. G. e S. O cotidiano escolar a partir do estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental de Alagoinha/PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20433
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeska Cristiane Gomes e Silva Costa.pdfPDF - Valeska Cristiane Gomes e Silva Costa1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.