Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20440
Título: A importância das atividades experimentais no ensino de física embasado pela teoria sócio-construtivista e histórica de Lev Vygotsky
Autor(es): Fernandes, Wilke Kaique Leite
Palavras-chave: Experimentação
Mediação
Práticas experimentais
Teoria sócio-construtivista
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho é de cunho qualitativo e se deu por meio de uma revisão bibliográfica em livros, revistas, artigos, entre outros. Refere-se diretamente a relevância da prática experimental como uma estratégia motivante, estimulante e flexível do ensino, em particular o ensino de Física, fundamentada pela teoria sócio- histórica de Lev Vygotsky, a partir dos conceitos centrais de sua teoria, tais como, a zona de desenvolvimento proximal (ZDP); a mediação e linguagem. Desta maneira, o artigo tem como objetivo elucidar a teoria ressaltando a importância em se ter uma mediação controlada e inteligente por meio da realização da prática experimental, que por sua vez, cumpre com as demandas teóricas. A prática experimental, quando bem executada, levando em conta o produto da ação, a interação social entre os indivíduos, a mobilidade de mudança, a individualidade característico de cada aluno, os conhecimentos prévios, a promoção do espírito investigativo, entre alguns outros fatores, pode aproximar de maneira factual a teoria cientifica com a realidade de cada estudante, assim, pode tornar a Física mais atrativa e, como consequência viabiliza o ensino e a aprendizagem.
Descrição: FERNANDES, W. K. L. A importância das atividades experimentais no ensino de física embasado pela teoria sócio-construtivista e histórica de Lev Vygotsky. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20440
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilke Kaique Leite Fernandes.pdf696.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.