Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20446
Título: | Análise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista |
Autor(es): | Leite, Danielly Gualberto |
Palavras-chave: | Transtorno de espectro autista Gamificação Qualidade de software |
Data do documento: | 13-Jun-2019 |
Resumo: | Um dos principais motivos que colabora para as crianças terem limitações com o processo de alfabetização nas escolas são os transtornos de aprendizagem. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do distúrbio de desenvolvimento neurológico que é caracterizado por limitações das habilidades sociais, práticas e de comunicação, além de comportamentos padronizados. O processo do desenvolvimento de aplicações proporciona um apoio significativo levando em consideração uma série de requisitos que atenda às pessoas com essa limitação. Uma forma de contornar essas limitações é propor a instrumentalização de uma aplicação informatizada gamificada para ser utilizada em ambiente escolar de crianças e adolescentes com TEA em atividades que envolvem as habilidades sociais, conceituais e práticas. Esse recurso desenvolvido auxilia no acompanhamento diário das atividades agendadas e na escola e na rotina em casa com os pais, tendo como objetivo estimular a atenção e a organização da rotina escolar e diária através de recompensas, estimulando das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar. Nessas circunstâncias, o presente trabalho não se limita apenas a desenvolver uma aplicação, mas também analisa a qualidade da usabilidade da aplicação. Dessa forma, foi desenvolvido e analisado um instrumento informatizado para o agendamento e acompanhamento das habilidades adaptativas sociais, conceituais e práticas de crianças ou adolescentes (entre 6 a 14 anos de idade) com TEA. Para tanto, foi elaborado e aplicado survey exploratório supervisionado junto a profissionais da área específica em estudo, da cidade de Patos-PB, com o intuito de coletar/comparar as informações com base na qualidade dos comentários e observações feitos pelos aplicadores, a fim de determinar as vantagens e limitações de cada método. Os resultados apontaram que a aplicação possui um desempenho satisfatório no processo de agendamento de atividades escolares e nas rotinas para crianças ou adolescentes com TEA tornando-se uma ferramenta de apoio pedagógico e doméstico para auxiliar no desenvolvimento das habilidades adaptativas, práticas e conceituais. |
Descrição: | LEITE, D. G. Análise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista. 2019. 201 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20446 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danielly Gualberto Leite.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.