Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2045
Título: Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil
Autor(es): Silva, Renata Luzia da
Palavras-chave: Atividades Recreativas
Lúdico
Método de Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os Jogos e as Brincadeiras como espaços de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas infantis da Escola Pe. Abdias Leal na Rede Municipal de Alagoa Nova – PB. Os jogos e brincadeiras são recursos e momentos que propiciam às crianças investigação e construção do conhecimento, tanto de si mesmas quanto do ambiente em que estão inseridas. Partindo da importância desses ambientes lúdicos que são as salas infantis, esta pesquisa de abordagem qualitativa buscou identificar o papel do professor como co-ator das brincadeiras junto às crianças no cotidiano da referida escola; interagir com as crianças e propiciar momentos e espaços para que elas utilizem os jogos e brincadeiras como objetivos específicos. O referencial teórico que fundamentou o trabalho, bem como as análises e resultados, foram baseados nos pressupostos teóricos Rousseau (1722-1778), Froebel (1782-1852), Wallon (1879-1962), Piaget (1896- 1980), Vygotsky (1896-1934) entre outros, os quais proporcionaram uma visão geral sobre a Educação Infantil e a importância de uma prática lúdica para o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança pequena. Os dados referentes a esta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico foram através de um questionário às referidas professoras sobre a temática focalizada, cujo resultado refletiu sobre a importância destes se apropriarem do conhecimento e compreensão das modalidades que os Jogos e Brincadeiras têm seus significados e representações no imaginário da criança em seu dia a dia, contribuindo para uma nova visão das práticas relacionadas com a referida temática, constando de vivências livres, prazerosas, expressivas e criativas entre as crianças.
Descrição: Silva, R. L. da. Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2045
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Luzia da Silva.pdfRenata Luzia da Silva3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.