Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20461
Título: Temática de artigos publicados na revista Educação Especial sobre surdez e educação: um estudo dos anos de 2016 a 2019
Autor(es): Oliveira, Elisandro da Silva de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Surdez
Tendência temática
Cultura
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a tendência temática de artigos da Revista de Educação Especial Sobre Surdez e Educação, publicados entre 2016 e 2019. Parte-se, portanto, de uma revisão bibliográfica de artigos pulicados nesta época e almeja-se desenvolver uma pesquisa qualitativa acerca do conteúdo e da temática destes trabalhos, principalmente para fortalecer os conhecimentos sobre o processo de escolarização de pessoas surdas no Brasil. Almeja-se, desta maneira, uma adequação e compreensão dos conceitos e diferentes classificações para a surdez, tendo em vista que ela se apresenta de diversas formas. Como também, busca-se entender a cultura e a identidade surda, suas reinvindicações e especificidades. Por fim, há uma apresentação da tendência temática, discutindo acerca de conceitos, resultados e assuntos tratados nos trabalhos selecionados. Os resultados evidenciam que a mudança do contexto da educação surda se deu a partir de muita luta e estudo, principalmente na questão da implementação da Libras. É necessário estar continuamente refletindo acerca da escolarização de pessoas surdas, pois para além da alfabetização, os surdos também querem iniciar jornadas acadêmicas.
Descrição: OLIVEIRA, E. da S. de. Temática de artigos publicados na revista Educação Especial sobre surdez e educação: um estudo dos anos de 2016 a 2019. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20461
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELISANDRO DA SILVA DE OLIVEIRA s.pdf452.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.