Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20464
Título: O movimento negro no Brasil e suas influências na educação
Autor(es): Santos, Viviane Ataíde de Lima
Palavras-chave: Movimento negro
Educação do negro
Cultura africana
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 1-Ago-2018
Resumo: O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica que aborda acerca das contribuições feitas pelo Movimento Negro, ao longo da história, por meio de sua luta e resistência para que o povo negro pudesse de fato alcançar sua dignidade e direitos como cidadãos brasileiros, sobretudo no que diz respeito à educação. O objetivo geral é investigar e discutir sobre o Movimento Negro no Brasil e sua contribuição para a educação do negro. Os objetivos específicos são: conhecer a história do Movimento Negro no Brasil e avaliar as influências desse Movimento no âmbito da educação. Durante nossa discussão, dialogamos com as leis referentes à temática e com autores como Albuquerque e Fraga Filho (2006), Gomes (2013), Domingues (2007), Silva (2010), dentre outros. Em nosso país o povo negro já experimentou o gosto amargo da escravidão. Porém, em meio a resistência, conseguiram conquistar e garantir os seus direitos, embora uma grande jornada ainda precise ser percorrida. O Movimento Negro no âmbito da educação obteve avanços com a lei 10.639/2003, que trata do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, podemos ver também a necessidade de maior investimento na formação inicial e continuada para que ocorram mudanças no cotidiano escolar. Mesmo com avanços e conquistas ao longo da história, entendemos que muito ainda precisa ser feito. A lei está fazendo 15 anos e nos desafia a trabalhar de forma que ela seja mais conhecida, divulgada e discutida, tanto nos cursos de formação docente, na formação inicial, como junto aos professores que já estão em serviço, na formação continuada, favorecendo que novos projetos sejam desenvolvidos nas escolas. E para isso, a educação apresenta-se como um importante veículo para educar de forma antirracista essa nova geração.
Descrição: SANTOS, V. A. de L. O movimento negro no Brasil e suas influências na educação. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20464
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VIVIANE ATAÍDE DE LIMA SANTOS.pdf479.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.