Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20477
Título: A visão de poesia de Florbela Espanca
Autor(es): Rodrigues, Rayana Lima
Palavras-chave: Florbela Espanca
Metapoesia
Sonetos
Data do documento: 17-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma pesquisa sobre a visão de poesia de Florbela Espanca, com o intuito de compreender a trajetória literária metapoética sonetista, da autora. Para isso, sustenta como objetivo selecionar seus poemas que mais ilustram o critério metapoesia; analisar os traços e como se constroem os poemas selecionados, fazendo uso do recurso metapoético, assim como entender o que é metapoesia. Portando, é realizado estudo de cunho bibliográfico e natureza qualitativa. Para cumprir com os objetivos propostos, a trajetória de estudo abordada no presente trabalho considera vida e obra de Florbela Espanca, e evidencia os aspectos sentimentais expressos na poética sonetista da autora. Dentre os autores selecionados para fundamentar o estudo sobre metapoesia, se destacam BOCHICHIO (2012), CAMPOS (1976), IGNEZ e CARDOSO (2012 ;2015), LIMA (1982), MOTTA (1976), e MÜLLER (1996). Diante disso, verifica-se que a visão de poesia de Florbela, analisada por meio de seus sonetos, pode ser ampliada para a perspectiva de poesia como lugar de escape, de encontramento. O percurso traçado pelas composições de Florbela Espanca revela um estilo literário próprio no modo de dizer e refletir sobre seu mundo pessoal e olhar sobre a vida.
Descrição: RODRIGUES, R. L. A visão de poesia de Florbela Espanca. 2019. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20477
Aparece nas coleções:23 - TCC
23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAYANA LIMA RODRIGUES.pdf464.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.