Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20482
Título: Geografia e educação do campo centrada no sujeito: um estudo de caso na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras/PB
Autor(es): Albuquerque, Amanda Nágilla Silva
Palavras-chave: Educação no campo
Bananeiras/PB
Ensino humanizado
Educação geográfica
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: O processo educacional do Brasil é marcado, em seu início histórico, pela doutrinação espiritualista como forma de ter uma mão de obra passiva e submissa e, posteriormente por uma formação que atendesse as necessidades do mercado capitalista, a qual permanece até os dias atuais, assim, a humanidade passou a viver em uma lógica de competitividade, segregação e exclusão, características estas que se fez sentir também no âmbito educacional. Contudo, vem crescendo uma busca por novos modelos educacionais que permitam a construção de um cidadão crítico-reflexivo, que tenha sensibilidade para compreender as diversas relações que existem no espaço geográfico, que valorize a pluralidade cultural, o respeito para com os diversos grupos sociais e a fraternidade entre as pessoas. Alguns conceitos e práticas vêm sendo bastante disseminados, como por exemplo, a Educação do Campo e o Ensino Humanizado, temas que irão ser discutidos ao longo deste trabalho. Buscando-se entrelaçar essas duas perspectivas, visto que as mesmas se afeiçoam aos mesmos ideais, se visa uma educação de qualidade, que atenda às necessidades específicas dos diversos grupos sociais e que tenham como base uma educação para a construção da cidadania e valorização da humanização. Partindo de tais reflexões, esta pesquisa tem seu foco voltado para a educação contemporânea, com ênfase à educação geográfica, aqui entendida como uma disciplina que contribui para a formação do aluno enquanto agente participativo e transformador do seu meio social. Para realização deste estudo foram utilizadas como suporte teórico as obras de Alves (1991), Caldart (2009), Ribeiro (1993), Freire (1996), Gadotti (2003), entre outros. Também foi realizado um período de observação à instituição que serviu como base para o presente estudo, que é a Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada no município de Bananeiras/PB, a qual desenvolve um modelo de ensino baseado na pedagogia libertadora Freireana que atende, em sua maioria, alunos e alunas da zona rural.
Descrição: ALBUQUERQUE, A. N. S. Geografia e educação do campo centrada no sujeito: um estudo de caso na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras/PB. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20482
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Nágilla Silva Albuquerque.pdfPDF - Amanda Nágilla Silva Albuquerque1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.