Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20497
Título: A necessidade de aplicação do controle interno como ferramenta de implantação do esocial
Autor(es): Ramalho, Thiago Dantas
Palavras-chave: E-social
Controle interno
Auditoria contábil
Inovações
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A nova forma de controle de dados das empresas do Brasil pelo Governo Federal, fomenta debates e preocupações. Por se tratar de algo jamais visto pelo empresariado nacional, essa inovação sistemática traz consequências enormes, por isso, cada vez mais vislumbra-se o aprimoramento do controle interno das empresas, as quais, diante de tantas novidades, sentem dificuldades em compatibilizar seus hábitos costumeiros às inovações do eSocial. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a percepção do profissional de recursos humanos em relação ao controle interno para a implantação do eSocial. Assim o trabalho aborda aspectos voltados aos hábitos da empresa antes e após o eSocial. Para tanto, utiliza os objetivos específicos de apresentar conceitos de controle interno e técnicas de auditoria, apontando as inovações e exibindo as diretrizes apontadas pela ferramenta do governo, e os seus impactos. Além de tratar dos métodos utilizados pelo profissional de Recursos Humanos para exercer o controle interno, apresentando as principais mudanças em sua rotina, por meio de aplicação de questionário e análise de dados. A pesquisa ainda tem caráter quali-quantitativo e explorativo, mediante estudo de caso. Aplicou-se questionário ao gestor de Recursos Humanos de uma empresa de vigilância e transporte de valores. A par disso, percebeu-se que a mudança de controle interno é indispensável, demonstrando visivelmente os impactos decorrentes do eSocial, posto que a rotina e hábitos do colaborador não são as mesmas, tendo a todo instante que aprimorar seu controle interno.
Descrição: RAMALHO, T. D. A necessidade de aplicação do controle interno como ferramenta de implantação do E-social. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20497
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Dantas Ramalho.pdf425.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.