Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20528
Título: Estudo sobre o pião e as brincadeiras antigas no Ensino Fundamental: anos iniciais
Autor(es): Sousa, Ricardo Ferreira de
Palavras-chave: Educação Física
Jogos esportivos
Brincadeiras educativas
Aprendizagem infantil
Data do documento: 4-Mai-2018
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o pião e as brincadeiras antigas no ensino fundamental nos anos iniciais. O trabalho apresenta conceitos, origens dos jogos e experiências articuladas com a prática no ambiente escolar, assim como a discussão de algumas brincadeiras desenvolvidas durante o estágio. Buscamos respostas para os seguintes questionamentos: De que forma a escola trabalha o conteúdo de Brincadeiras e jogos nos anos iniciais? Qual a importância desses conteúdos no processo pedagógico e quais os benefícios para o aluno em trabalhar as brincadeiras antigas? Uma pesquisa de caráter qualitativo, onde o estudo se constituiu em observação e análise de campo. Esta pesquisa ocorreu durante um total de 12 aulas, por meio das observações do estágio supervisionado II, em uma escola pública da rede estadual da Paraíba localizada na região da Borborema, município de Fagundes – PB, turma do 5º ano, tendo como forma de análise de dados: os questionários compostos de 8 questões. Foram entrevistados 20 alunos. Foi possível verificar a ausência de um trabalho pedagógico planejado e estruturado levando em conta apenas o caráter recreativo. Assim, conclui-se que os jogos e brincadeiras são recursos pedagógicos com finalidades educativas, assim como possibilita o acesso à cultura e a aprendizagem.
Descrição: SOUSA, Ricardo Ferreira de. Estudo sobre o pião e as brincadeiras antigas no Ensino Fundamental: anos iniciais. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20528
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Ferreira de Sousa.pdfPDF - Ricardo Ferreira de Sousa1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.