Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20561
Título: Além do bom e do ruim: a revolta escrava da moral
Autor(es): Bezerra, Dario Fernandes
Palavras-chave: Transvaloração
Ressentimento
Casta
Moral
Data do documento: 4-Out-2011
Resumo: O tema “transvaloração da moral”, expresso na primeira dissertação da obra Genealogia da moral, nos remete à ideia de que, partindo da reflexão sobre a origem da “moral da compaixão”, Nietzsche acreditou ser esta proveniente do ressentimento escravo. Dividida em três, precisamente no terceiro período da sua vida e obra encontram-se as reflexões acerca da moral. Dividida em três ensaios, proveniente deste período, na obra Genealogia da moral, para o desenvolvimento da nossa pesquisa, recortamos o primeiro ensaio e parte do terceiro. Entretanto, recorremos a outras obras do filósofo e de autores especialistas, tanto no pensador quanto no tema elencado. Buscando a compreensão da reflexão para “além do bom e do ruim”, percebemos em nossa pesquisa que, a partir do conhecimento filológico, Nietzsche concluiu que a noção de bem e mal foi conferida uma dupla roupagem. Se em outrora, a moral dominante elucubrara ao modo da casta da nobreza guerreira, a partir do ressentimento iniciado na casta sacerdotal, com os seus estratagemas para alcançar os corações dos escravos, passou a designar o caráter plebeu. Dessa forma, compreendemos que bem e mal passaram sob um processo de transvaloração o qual, iniciado com o ressentimento da casta sacerdotal, esquematizou-se numa inversão dos conceitos e dos valores morais dos nobres pelos dos escravos, constituindo, assim, “o triunfo dos plebeus”.
Descrição: Bezerra, D. F. Além do bom e do ruim a revolta escrava da moral. 2011. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20561
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DARIO FERNANDES BEZERRA.pdf380.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.