Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20567
Título: A produção orgânica como fator empreendedor: responsabilidade socioambiental e possibilidade sustentável para as organizações públicas
Autor(es): Silva, Vera Lúcia Cristóvão da
Palavras-chave: Alimentos orgânicos
Gestão verde
Sustentabilidade
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o contexto de produção de alimentos orgânicos enquanto fator empreendedor e aquele inerente às práticas modernas utilizadas nesse setor, assim como pretende avaliar a gestão verde e a responsabilidade socioambiental das organizações públicas ou privadas. Para isso, buscou-se descrever o atual cenário do Brasil diante do tema em questão em relação aos incentivos e à criação de projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal ou estadual para a promoção do adequado incentivo junto ao setor de orgânicos no país. Assim, o presente estudo adota, como embasamento teórico, as formulações desenvolvidas, frente a essas questões, por autores como Nascimento (2012) e Pereira (2013) a título exemplificativo. Quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, além do que exploratória e, por fim, também como analítica, sendo, porquanto, de natureza eminentemente qualitativa no que concerne, pois, à investigação sobre a produção de alimentos orgânicos nas variadas regiões do Brasil e acerca da gestão verde e da responsabilidade socioambiental. Assim sendo, durante o processo de levantamento tanto de dados quanto de informações, observou-se o quanto se é trabalhada a questão da produção de produtos orgânicos, muito embora se tenha demonstrado que ainda há muito a ser feito em relação à prática agrícola de forma orgânica. Portanto, o resultado desta perquirição retrata que, embora haja incentivos do governo para o setor, ainda há poucos cadastros, bem como pouca procura por parte dos produtores. E finalmente se tem observado que, apesar de ser considerada uma forma de cultivo mais trabalhosa e menos lucrativa, a evidência que se tem revelado ser clara e inequívoca é a de que o mercado dessa área vem crescendo em grande escala nos últimos tempos, fazendo com que mais pessoas se interessem por desenvolver e cultivar uma qualidade de vida maissalutar ao se conscientizarem da necessidade premente de vir a se buscar uma vida cada vez mais saudável a qual seja alicerçada no consumo frequente de frutas, verduras e de outros produtos notadamente categorizados como orgânicos e/ou que sejam produzidos da forma mais in natura possível.
Descrição: SILVA, Vera Lúcia Cristóvão da. A produção orgânica como fator empreendedor: responsabilidade socioambiental e possibilidade sustentável para as organizações públicas. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20567
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lúcia Cristóvão da Silva.pdfPDF - Vera Lúcia Cristóvão da Silva513.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.