Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20582
Título: Modelagem probabilística de dados de pagamentos de provedor de internet usando variável mista
Autor(es): Silva, Shirlley Oliveira da
Palavras-chave: Variáveis aleatórias
Variável aleatória mista
Distribuição exponencial
Distribuição Bernoulli
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O objetivo deste trabalho é usar uma variável aleatória mista para modelar dados de pagamentos de provedor de internet feitos pelos clientes da empresa Brejo Net. Numa análise de dados, um dos primeiros passos é observar a natureza das variáveis envolvidas e fazer uma análise gráfica delas. Geralmente, essas variáveis podem ser classificadas como discretas ou contínuas. As discretas surgem preponderantemente de categorizações ou de contagens, enquanto que as contínuas surgem de medidas. Mas existem ainda as variáveis mistas, que são obtidas fazendo-se uma soma ponderada de variáveis discretas e contínuas. No caso dos dados aqui utilizados, a análise gráfica indicou um comportamento exponencial, que é um modelo contínuo para dados positivos. No entanto, havia uma grande quantidade de valores nulos, donde surgiu a ideia de usar uma variável mista, sendo que a parte positiva será modelada pela distribuição exponencial e os zeros por uma Bernoulli com probabilidade de sucesso igual a 0. Assim, neste trabalho será feita uma revisão básica da teoria de variáveis aleatórias, dos modelos Bernoulli e exponencial e, por fim, a aplicação das variáveis mistas aos dados citados anteriormente.
Descrição: SILVA, S. O. da. Modelagem probabilística de dados de pagamentos de provedor de internet usando variável mista. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20582
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shirlley Oliveira da Silva.pdfPDF - Shirlley Oliveira da Silva712.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.