Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20612
Título: Avaliação de alguns parâmetros de qualidade de sucos de manga e caju utilizando imagens digitais e espectroscopia
Autor(es): Vicente, Franklin Hudson Gomes
Palavras-chave: Sucos industrializados
Indústria alimentícia
Controle de qualidade
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O consumo de sucos de frutas no Brasil cresce a cada ano, e esse aumento tem servido de incentivo às indústrias alimentícias a investirem na otimização de novas técnicas para o controle de qualidade desses produtos. O presente trabalho visa desenvolver uma nova metodologia para classificar os sucos de manga e caju, utilizando imagens digitais capturadas por um smartphone. Durante 105 dias, houve o acompanhamento da estabilidade das amostras dos sucos de caju e manga, através da determinação dos parâmetros de qualidade: densidade, pH, acidez total titulável, viscosidade, sólidos solúveis (° Brix), observação do ácido ascórbico por meio do espectro na região UV e ao parâmetro cor. Com auxílio das imagens digitais capturadas pelo smartphone e processadas à aquisição de histogramas nos padrões de cores RGB, Escala de Cinza e HSV, foi realizada uma classificação não supervisionada, por meio de Análise por Componentes Principais e obteve-se a separação dos sucos de manga e caju, através de sua coloração.
Descrição: VICENTE, F. H. G. Avaliação de alguns parâmetros de qualidade de sucos de manga e caju utilizando imagens digitais e espectroscopia. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20612
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franklin Hudson Gomes Vicente.pdfPDF - Franklin Hudson Gomes Vicente1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.