Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20614
Título: Caracterização físico-química do leite UHT desnatado comercializado em um supermercado na cidade de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Medeiros, Francimaura Carvalho
Palavras-chave: Leite
Leite desnatado
Controle de qualidade
Qualidade do leite
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: Nos dias atuais, o leite é um produto consumido em grande escala mundialmente. Esse alimento é bastante perecível, por isso, há a necessidade do controle de qualidade do produto in natura para dar seguimento aos processos industriais dos subprodutos, bem como, a aplicação dos métodos de conservação garantindo ao consumidor a segurança no produto no âmbito microbiológico e nutricional. O presente trabalho teve como objetivo analisar a caracterização físico-química de três marcas de leite UHT desnatado comercializado em um supermercado na cidade de Campina Grande, Paraíba verificando a adequação deste na instrução normativa vigente. Os parâmetros analisados foram densidade, extrato seco total, teor de cinzas, acidez (alizarol), matéria gorda e pH. A densidade das três amostras de leite UHT desnatado estavam em conformidade com a normativa de nº 51 do MAPA (2002) com seu valor aproximado de 1,03 g/cm^3 , o pH foi coerente com a normativa para as marcas A, B e C, respectivamente 6,48, 6,55 e 6,68, na análise do extrato seco total indicou para a marca A 9,86%, para a B 9,18% e para a marca C 9,46%, estando em conformidade com o intervalo estabelecido de 8,4% a 13%. A matéria gorda (%) apresentou duas marcas divergentes ao padrão da normativa que é até 0,5% para o leite UHT desnatado, onde estas foram à marca A e C com 0,6% cada uma, já no caso da B estava de acordo, sendo seu resultado de 0,2%. Sobre a acidez do método do alizarol todas as três marcas estavam adequadas obtendo a cor rosa claro indicando um leite normal. Portanto, pode-se atribuir que estas marcas estão de acordo com a normativa estudada, indicando leites de boa qualidade.
Descrição: MEDEIROS, F. C. Caracterização físico-química do leite UHT desnatado comercializado em um supermercado na cidade de Campina Grande – Paraíba. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20614
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimaura Carvalho Medeiros.pdfPDF - Francimaura Carvalho Medeiros735 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.