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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josimar Soares da-
dc.date.accessioned2013-09-26T15:30:41Z-
dc.date.available2013-09-26T15:30:41Z-
dc.date.issued2013-09-26-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2063-
dc.descriptionSilva, J. S. da. Didáctica de lengua castellana: la escritura y la oralidad en distintos niveles de aprendizaje. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem de idiomas ganha um grande impulso na contemporaneidade da globalização. Vivemos uma época de interesse constante entre professores e pesquisadores que buscam meios que propiciem ao estudante uma aquisição e uma aprendizagem da LA (língua alvo), em nosso caso específico, do idioma castelhano. Em contrapartida, na rede pública brasileira notamos as dificuldades encontradas no desenvolvimento do ensino de ELE. Os aprendizes apontam uma série de obstáculos para a aprendizagem tanto da língua castelhana como de outras línguas estrangeiras, afirma que estão cansados de completar espaços, fazer traduções, confeccionar listas de vocabulários, conjugar verbos isolados e tudo fora de contexto para simplesmente fazer uma avaliação para obter nota. Partindo dos documentos oficiais e das tendências de ensino de ELE, e da realidade caótica da escola pública no Brasil, listamos os principais objetivos para a programação de planos de ensino, que são: propor o desenvolvimento das habilidades linguísticas; trabalhar mediante tarefas; desenvolver a oralidade e a escrita na língua castelhana; criar possibilidades de comunicação com os aprendizes para o desenvolvimento da competência comunicativa. Portanto, os principais objetivos neste trabalho são: conhecer os métodos de ensino e aprendizagem de ELE; conceituar a competência comunicativa e como os aprendizes adquirem esta capacidade; propor sequências didáticas em aulas de ELE; investigar a aplicação de diversas propostas para trabalhar as habilidades linguísticas; analisar o processo de aprendizagem de ELE através da expressão escrita e oral. Para as considerações teóricas nos baseamos em vários teóricos, por exemplo: BORDON (2006) – a competência comunicativa; CASSANY (2005) – a expressão escrita; GOMÉZ CASAÑ & DEL MAR MARTIN (1999) – a expressão oral; BRUNO GALVAN (2010) – propostas didáticas. Nossa análise, assim, nos mostrou que através dos gêneros discursivos e com uma forma adequada de programar as aulas é possível o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas tradicionais, ademais das duas novas: a interação e a mediação. Com isso, o ensino da língua castelhana, nesta perspectiva, propicia ao estudante o desenvolvimento cognitivo e o domínio das habilidades tradicionais de compreensão e expressão na aprendizagem da língua estrangeira. E como era esperado, notamos que o uso dos gêneros discursivos nas aulas de ELE contribui aos aprendizes para o domínio da competência comunicativa, para se expressarem e se comunicarem de maneira eficiente em língua castelhana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thays Keylla de Albuquerquept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleDidáctica de lengua castellana: la escritura y la oralidad en distintos niveles de aprendizajept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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