Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20654
Título: Efeitos da reforma trabalhista na gestão de microempresas: uma análise sob a perspectiva de gestores do município de Malta/PB
Autor(es): Rodrigues, Emanuella Mariz
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Gestão empresarial
Microempresa
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: A Lei nº 13.467/17 reformulou a legislação trabalhista brasileira, flexibilizando os vínculos trabalhistas, formalizando novas modalidades de trabalho e, desta forma, implicando na gestão das organizações brasileiras. Este artigo sintetiza uma revisão teórica sobre as mudanças na CLT após a Reforma Trabalhista e teve como finalidade descrever os impactos que essa nova legislação trabalhista pode gerar na gestão de Microempresas da cidade de Malta, no sertão paraibano. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como de natureza básica em relação ao tema abordado; configurando-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sob a perspectiva descritiva e exploratória. Quanto aos resultados obtidos, destacam-se o pouco conhecimento dos gestores de microempresas acerca da nova legislação trabalhista; a influência das mídias digitais e impressas na aquisição de conhecimento para estes acerca da temática abordada; há expressiva opinião dos gestores de que a nova lei trabalhista facilitará os processos de admissão e demissão de funcionários; entretanto, observou-se que a Reforma Trabalhista não provocou efeitos na gestão das microempresas pesquisadas. O presente estudo sustenta que a estrutura organizacional pode se beneficiar com as mudanças ocorridas na legislação trabalhista, para tanto, faz-se necessário que os gestores empresariais busquem adquirir conhecimentos teórico-práticos através de cursos de aperfeiçoamento direcionados a temática aqui proposta.
Descrição: RODRIGUES, E. M. Efeitos da reforma trabalhista na gestão de microempresas: uma análise sob a perspectiva de gestores do município de Malta/PB. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20654
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Mariz Rodrigues.pdf597.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.