Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2075
Título: El bullying en las obras Paco Yunque y el Ateneu
Autor(es): Santos, Marglébia Alves
Palavras-chave: Bullying
Violência Escolar
Psicologia Educacional
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: Na escola a violência entre alunos é um dos problemas mais preocupantes da atualidade, é a reprodução de males que afetam nossa sociedade, onde existe reprodução de muitos erros culturais e sociais que temos aprendido, tais como a violência. Este trabalho tem por objetivo analisar as obras no aspecto literário, no aspecto psicológico, histórico e educacional a partir da temática do bullying. Baseando-se nas teorias de Cardoso da Silva(2013); García & Ugarte (1997); Marinho & Capucho (2007); Olweus (1993) e Silva (2010),entre outros autores. A escola é, além de uma instituição de ensino e aprendizagem, um reflexo da sociedade e, a partir disso, em nosso trabalho buscamos analisar as características deste fenômeno bullying Demonstraremos que a temática do bullying na educação faz-se presente também na literatura; e que a temática do bullying na educação não é algo que surgiu, somente, na atualidade, sendo que está presente há muito tempo, não somente na realidade, porém também na literatura. Analisaremos as duas obras, observando as características que definem e é classificado como bullying. Aplicando nas obras não solo teorias da área da literatura comparada, pero também, da psicologia y da educação; com a finalidade de contribuir com os pesquisadores e profissionais da educação no geral, para que obtenham duas fontes literárias ideais para desenvolverem um trabalho para intervir a prática de preconceitos, violências y esclarecerem sobre esta temática na sala de aula ou em oficinas educativas.
Descrição: Santos, M. A. El bullying en las obras Paco Yunque y el Ateneu. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2075
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marglébia Alves Santos.pdfMarglébia Alves Santos360.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.