Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20757
Título: Percepção sobre o uso da informação contábil dos empresários do comércio de combustíveis versus profissionais contábeis: um estudo comparativo no município de Serra Branca - PB
Autor(es): Ferraz, Ariana Candisse Pires
Palavras-chave: Empresário
Comércio varejista
Informações contábeis
Profissionais contábeis
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo é conhecer a percepção dos empresários do comércio varejista de combustíveis e dos profissionais contábeis do Município de Serra Branca PB sobre o uso da informação contábil. Com relação aos objetivos específicos buscou caracterizar o perfil dos empresários, das empresas e dos contadores; comparar as principais informações que são demandadas pelos empresários versus os serviços ofertados pelos contadores; e por fim identificar as informações contábeis utilizadas no gerenciamento do negócio versus informações disponibilizadas pelos contadores. No tocante aos procedimentos metodológicos, este estudo caracterizou se como um estudo descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa, de casos múltiplos, tendo como instrumento de coleta de dados dois tipos de questionários (um para os empresários e outros para os contadores) contendo questões fechadas e abertas. Os participantes da pesquisa foram todas as empresas de combustíveis do município de Serra Branca que totalizam três postos, bem como os contadores que prestam serviços para as mesmas, totalizando assim, 4 (quatro) respondentes, sendo 2 (dois) contadores e 2 (dois) empresários. Os dados revelaram que o profissional contábil é responsável pela parte financeira de ambas as empresas, no entanto, demonstram dificuldade no fornecimento de informações gerenciais, uma vez que a gestão fica sob a responsabilidade dos empresários. Estes, por sua vez, concordam que os contadores são essenciais para o bom funcionamento de seus estabelecimentos, apesar de não fazerem uso dos serviços gerenciais e demandarem os serviços de cunho fiscal e de folha de pagamento.
Descrição: FERRAZ, A. C. P. Percepção sobre o uso da informação contábil dos empresários do comércio de combustíveis versus profissionais contábeis: um estudo comparativo no município de Serra Branca - PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20757
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariana Candisse Pires Ferraz.pdfPDF - Ariana Candisse Pires Ferraz550.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.