Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20758
Título: Uma análise das teorias mais utilizadas em teses e dissertações que tratam do tema governança corporativa: um estudo em cinco universidades brasileiras
Autor(es): Queiroz, Fernando Dantas
Palavras-chave: Governança corporativa
Teoria científica
Teses e dissertações
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O tema governança corporativa, no âmbito empresarial vem ganhando relevância devido a sua importância, buscando solucionar os conflitos existentes nas empresas. A governança, além disso, se aplica ao setor público na eficácia de suas políticas em prol da população. Na área acadêmica a governança corporativa vem sendo objeto de estudo e análise por parte dos pesquisadores, que buscam definir e teorizar a respeito do tema. O presente trabalho possui como objetivo identificar as teorias mais aplicadas ao tema governança corporativa presente nos referenciais teóricos de teses e dissertações, almejando identificar as bases teóricas mais utilizadas nessas respectivas produções científicas, realizado em cinco universidades brasileiras, sendo elas: USP, UNB, UFPE, UFPB e UFRN. A pesquisa se caracteriza como de natureza básica, não possuindo aplicação prática, utilizando de métodos qualitativos na sua análise dos dados, devido ao fato de ser uma pesquisa exploratória e descritiva. Os dados foram obtidos nos acervos digitais das universidades estudadas, em seus sites institucionais. A limitação da pesquisa se encontra nas teses das universidades UFPE e UFRN, até o momento da pesquisa eles não estavam disponíveis em seus acervos digitais. Foram analisadas 923 produções, e separadas por tema, analisando os temas mais recorrentes, em seguida partindo para o objetivo especifico da pesquisa, foram separadas as teses e dissertações que tratam do tema governança corporativa, totalizando 31 produções. Na discussão dos resultados, foi utilizado cinco teorias como parâmetro de avaliação, a teoria da agência, a teoria dos stakeholders, a teoria dos recursos, a teoria da escolha pública e a teoria da firma, sendo identificado como a teoria com mais aplicações a teoria da agência, predominantemente, tanto nas teses como nas dissertações. A análise estudada não pode ser generalizada, pelo fato de apenas ter sido realizadas com cinco universidades. Sugestões para pesquisas futuras, às universidades podem ser abrangidas, nacionais ou estrangeiras.
Descrição: QUEIROZ, F. D. Uma análise das teorias mais utilizadas em teses e dissertações que tratam do tema governança corporativa: um estudo em cinco universidades brasileiras. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20758
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Dantas Queiroz.pdfPDF - Fernando Dantas Queiroz981.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.