Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20765
Título: Sistema de custos no setor público: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Formiga, Ana Cleide de Lima
Palavras-chave: Setor público
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE)
Custo (Campus universitário)
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: A Administração Pública representa um importante papel de controle e acompanhamento das ações e políticas públicas. O orçamento público constitui-se em uma ferramenta de gestão governamental onde prever as receitas e estima as despesas a serem realizadas pelo governo em um dado exercício, é por meio do mesmo que os recursos públicos são alocados. Entretanto, cada vez mais se vê a necessidade em aprimorar o gerenciamento da estrutura dos gatos públicos, tendo em vista que os administradores públicos necessitam de informações gerenciais que deem subsídio ao processo de tomada de decisões e possam garantir eficiência no desempenho da gestão orçamentária, na elaboração, acompanhamento e análise dos orçamentos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o seguinte problema de pesquisa: como é realizada a apuração de custos na Universidade Estadual da Paraíba, no Campus VI – Monteiro? Tem como objetivo geral analisar como é realizada a apuração de custos na Universidade Estadual da Paraíba, no Campus VI - Monteiro. A fim de alcançar esse objetivo, pretende-se identificar como é realizada a apuração de custos da Universidade Estadual da Paraíba no Campus VI - Monteiro, ressaltar a importância de um sistema de apuração de custos para melhorar a qualidade do gasto público e apurar o custo médio mensal e anual de cada aluno da Universidade Estadual da Paraíba, utilizando o modelo proposto por Nelson Machado, fazendo uma análise comparativa dos resultados com estudos anteriores realizados em universidades públicas. Quanto à metodologia, a pesquisa é classificada como bibliográfica descritiva, onde foi realizado um estudo de caso na universidade Estadual da Paraíba, Campus VI. Na análise identificou-se, que a Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, não dispõe um sistema de custos em sua gestão, de acordo com o relatório de atividade da UEPB. Desse modo, foi utilizado o sistema de custo proposto por Nelson Machado, para apurar o custo médio mensal e anual do aluno da UEPB. Tendo como base as informações disponibilizadas pela instituição, incluindo a análise das ações orçamentárias da UEPB, foi possível aplicar o modelo de apuração de custo proposto e obter o custo total anual da entidade, o custo médio mensal e anual por aluno.
Descrição: FORMIGA, A. C. L. Sistema de custos no setor público: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20765
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cleide de Lima Formiga.pdfPDF - Ana Cleide de Lima Formiga775.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.