Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20810
Título: Palavras cruzadas: Uma possibilidade de avaliação de hidrocarbonetos no ensino superior
Autor(es): Trindade, Eduardo José da
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Jogos
Palavras cruzadas
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: O pensamento em proposições metodológicas, que contribuam com os estudantes na construção do seu próprio conhecimento, tem orientado diversas pesquisas na área de ensino de química. O jogo educativo pode ser um recurso bastante útil para amenizar os problemas enfrentados pelos professores no ensino de química, diminuído o receio dos alunos pela disciplina. Nesse contexto, as palavras cruzadas são apresentadas como um recurso didático, uma alternativa ao ensino tradicional, capaz de auxiliar os professores na contextualização. Um jogo que estimula a curiosidade, criatividade e o raciocínio, e que pode ser usado também, como instrumento de avaliação. Neste trabalho de pesquisa, foi aplicada uma intervenção didática com o auxílio das palavras cruzadas como instrumento de avaliação no processo de ensino dos conceitos de hidrocarbonetos. A metodologia se caracteriza como um método de análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 18 estudantes do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, situada no município de Campina Grande – PB. Os instrumentos de coleta de dados foram atividades com questões contextualizadas contendo cinco questões de múltipla escolha na primeira parte e a utilização das palavras cruzadas com oito questões abertas sobre o conteúdo químico e o questionário de avaliação da proposta de ensino com quatro questões abertas para que o aluno pudesse analisar a intervenção. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a intervenção didática e sinalizam que houve aprendizagem significativa para o conteúdo de hidrocarbonetos, após a aplicação da proposta. Fortalecendo os resultados da pesquisa, é possível afirmar que a maioria dos participantes da pesquisa afirmaram que o uso das palavras cruzadas nas aulas como um importante recurso pedagógico na avaliação da aprendizagem em Química.
Descrição: TRINDADE, E. J. da. Palavras cruzadas: Uma possibilidade de avaliação de hidrocarbonetos no ensino superior. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20810
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo José da Trindade.pdfPDF - Eduardo José da Trindade1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.