Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20815
Título: Análise de parâmetros que condicionam a estética do sorriso
Autor(es): Brandão, Flávia Melo Pordeus
Palavras-chave: Estética dentária
Estética do sorriso
Clínica odontológica
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: A estética tem um caráter subjetivo e individual. O presente estudo avaliou a percepção estética de leigos, graduandos e pós-graduandos de Odontologia utilizando parâmetros estéticos e gengivais. A amostra foi do tipo não-probabilística e a população foi composta por pacientes que frequentaram a clínica de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, graduandos e pós-graduandos da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. A pesquisa caracterizou-se como sendo transversal, descritivo-analítica, observacional, quantitativa, qualitativa. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva (discri ções absolutas e percentuais). O instrumento de pesquisa compreendeu um questionário sobre características estéticas e gengivais. Junto ao questionário, os participantes receberam uma pasta com fotos para responder as questões. A amostra foi composta por 122 participantes, cuja média de idade foi de 29,26 anos (DP ± 11,02), variando entre 16 e 70 anos. Os dados demonstraram que houve divergências entre as respostas dos pacientes, os graduandos e os pós-graduandos. Os pacientes apresenteram uma menor percepção estética em relação aos outros grupos. Quanto às características não estéticas, os três grupos apresentaram a mesma opinião. Com relação ao plano incisal houve divergência entre o grupo dos pacientes, que escolheram o plano incisal menos estético e o grupo dos graduandos e pós-graduandos, que escolheram o plano incisal mais estético. Quanto ao nível gengival os pacientes escolheram como mais aceitável esteticamente o nível gengival reto, enquanto o grupo dos graduandos e pós- graduandos escolheram como mais aceitável esteticamente o nível gengival harmônico.
Descrição: BRANDÃO, F. M. P. Análise de parâmetros que condicionam a estética do sorriso. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20815
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Melo Pordeus Brandão.pdfPDF - Flávia Melo Pordeus Brandão928.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.