Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20823
Título: Uma análise do sujeito discursivo nas tirinhas de Hagar: a questão da ideologia discursiva
Autor(es): Sousa, Armênia da Silva
Palavras-chave: Análise discursiva
Sujeito
Ideologia
História em quadrinhos
Data do documento: 20-Jun-2011
Resumo: O presente trabalho monográfico sob o título - Uma Análise do Sujeito Discursivo nas Tirinhas de Hagar: a questão da ideologia discursiva, tem como Objetivo Geral: relacionar a leitura verbal e não verbal e figuras de linguagem no gênero tirinhas. E como Objetivos Específicos: Proporcionar ao leitor uma maior apreensão do conteúdo proposto em meio às diversas faces da lingüística no Sujeito Discursivo (SD) e na Análise do Discurso (AD); Resgatar a história das HQs; Apresentar as tirinhas de Hagar sob o ponto de vista do sujeito discursivo na análise discursiva. Com uma abordagem dos pontos específicos tais como os efeitos do sentido de sujeito no gênero do discurso mediante uma abordagem inicialmente histórica, analisando coerentemente o interdiscurso produzido no sujeito discursivo desta modalidade textual. Justificado pela relevância do uso da variedade textual do estudo lingüístico, especialmente, em relação ao gênero ora pesquisado; Tendo por objetivo uma melhor viabilidade do uso das tirinhas como elementos discursivos deste gênero por meio de uma linguagem mais acessível. Destacando a relação de gênero nas tirinhas, identificando as relações de gênero discursivo para por fim possibilitar análise do discurso nas tirinhas. Diante da temática evocada na monografia, trabalhamos na perspectiva da pesquisa bibliográfica, haja vista, nosso trabalho está fundamentado diretamente direcionado ao estudo lingüístico, uma vez que a problemática por nos abordada toma por base a viabilidade do uso das tirinhas como elemento discursivo, para tanto se fez uma revisão da literatura sobre o tema além de se delimitar nas tirinhas de Hagar. A pesquisa é de caráter qualitativo e como técnica foi utilizada a análise do discurso.
Descrição: SOUSA, A. da. S. Uma análise do sujeito discursivo nas tirinhas de Hagar: a questão da ideologia discursiva. 2011. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20823
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARMENIA DA SILVA SOUSA.pdf521.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.