Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gama, Monalisa Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T19:50:39Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T19:50:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20830 | - |
dc.description | GAMA, M. R. Formação acadêmica e prática docente: análise das concepções e experiências de concluintes e recém-graduados no curso de licenciatura em história pela UEPB. 2012. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Do cotidiano acadêmico à prática docente, este momento ritualístico da vida de um aluno, que se tornara professor. Que perfil de professor este assume dentro da academia? Qual habitus é incorporado durante quatro anos, durante a formação inicial? De que maneiras/táticas este aluno/professor irá lançar mão para operacionalizar os conhecimentos acadêmicos em sala de aula? Estas e outras questões formam o escopo desta pesquisa, de modo a entender estes dois momentos de transição: da vida acadêmica à prática docente, utilizando como campo de estudo o curso de Licenciatura Plena em História pela UEPB, estudo realizado a partir da aplicação de Surveys, contendo 14 questões, com 10 alunos que estão atualmente lecionando em Escolas Públicas, sendo dessas, utilizadas para compor o trabalho, cinco entrevistas. Para tal intento, o referencial basilar para esta pesquisa se fundou num rico diálogo entre a teoria histórica e a sociologia dos aspectos simbólicos, lançando mão dos autores Pierre Bourdieu e Michel de Certeau, sendo aquele voltando para a construção de uma primeira identidade docente, a partir da introjeção de um habitus na academia do saber-fazer docente, e o outro a respeito das táticas utilizadas por estes docentes em sala de aula, a fim de dialogar com os conhecimentos de sua formação inicial em sua experiência prática docente, compondo este o objetivo deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Patrícia Cristina Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Habitus Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | Formação acadêmica e prática docente: análise das concepções e experiências de concluintes e recém-graduados no curso de licenciatura em história pela UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MONALISA RIBEIRO GAMA.pdf | 339.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.