Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20832
Título: “Negar é humano”: marcas implícitas e explícitas do fenômeno linguístico da negação em charges jornalísticas e o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Nascimento, Robson Braz do
Palavras-chave: Charges
Língua portuguesa
Aprendizagem
Data do documento: 12-Dez-2011
Resumo: É do conhecimento dos estudiosos da língua que a comunicação entre dois ou mais interlocutores se dá pela linguagem. É ela que faz a mediação comunicativa entre os seres humanos, diferentemente dos animais, que se servem de outros meios para estabelecer a comunicação. Consequentemente, nessa utilização e interação da linguagem humana, inserese um fenômeno linguístico inerente ao ser, que é a negação. Sendo assim, considera-se que “negar é humano”, e permeia toda a humanidade. Em face disso, objetiva-se, neste trabalho, verificar, em charges jornalísticas, que itens linguísticos operam a negação e qual (is) dele(s) tem prioridade na elaboração desse gênero textual, bem como observar quais os tipos de negação que nele predominam. A eleição do referido gênero justifica-se pela sua atualização constante no tocante ao uso da linguagem, pelo fácil acesso que ele propicia, e, por fim, por seu caráter híbrido, contemplando tanto marcas verbais de linguagem quanto as não-verbais na sua tessitura textual. Metodologicamente, selecionam-se dez charges jornalísticas, de autoria do chargista Lila, circuladas diariamente no estado paraibano, no caderno Opinião do Jornal da Paraíba, cujo período de publicação está compreendido de 24 de agosto de 2011 a 29 de setembro de 2011. Quanto aos tipos de pesquisa, o trajeto percorrido partiu primeiramente da análise dos dados em si, isto é, procedeu-se à investigação dos objetos (das charges) sem haver quaisquer manipulações e, em seguida, realizada essa etapa qualitativa, lançou-se mão da quantificação para verificar quais foram os itens que operaram a negação e quais os tipos de negação predominaram nas charges examinadas. Finalizada a análise do corpus, verificou-se que o item priorizado nas charges foi a partícula negativa “não”, firmando-se como um item que, por excelência, exerce a função de negar. E quanto ao tipo de negação, predominou a negação polêmica, cujo uso pode se explicar, sobretudo pelas temáticas, eminentemente polêmicas. Por fim, chegou-se à conclusão de que, embora a partícula “não” tenha sido eleita, com um maior número de ocorrências, outros elementos constitutivos da língua exercem a função de negar, o que amplia o repertório linguístico dos usuários da linguagem.
Descrição: NASCIMENTO, R. B. do. “Negar é humano”: marcas implícitas e explícitas do fenômeno linguístico da negação em charges jornalísticas e o ensino de língua portuguesa. 2011. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20832
ISSN: CDD 371.335
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ROBSON BRAZ DO NASCIMENTO.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.