Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Dnalda Pereira da-
dc.date.accessioned2019-09-20T20:19:58Z-
dc.date.available2019-09-20T20:19:58Z-
dc.date.issued2012-07-09-
dc.identifier.otherCDD 299.689-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20834-
dc.descriptionSILVA, M. D. P. da. Os tambores de São Luiz: diálogos do sincretismo religioso afro-brasileiro. 2012. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO campo da sacralidade afro-brasileira é amplo e complexo, consistindo num conjunto diversificado de modelos de culto estudado por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Sendo a questão da religiosidade algo marcante na nossa sociedade e que fica “registrada” na memória do povo, a literatura não se furta em abordá-la, tornando-se comum a representação das experiências religiosas em textos literário, e ainda, bastante ampla a abordagem das cosmogonias afro-brasileiras, principalmente por aquelas produções que procuram inseri-las longe do preconceito as quais estiveram/estão arraigadas. Nesse contexto literário, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, procuramos pensar como sincretismo religioso afro-brasileiro é abordado no romance Os Tambores de São Luís, de Josué Montello. Por meio de apontamentos sobre os aspectos do sagrado como prática cultural afro-brasileira, destacando o fenômeno do sincretismo como processo de transculturação, no qual todas as religiões em contato realizam uma troca mútua de elementos, não desvalorizando nem desmerecendo nenhuma delas. Assim, é objetivo maior deste trabalho apontar no romance fontes que comprovem o sincretismo como instrumento de luta contra a opressão e escravização, como se os negros escravizados buscassem a todo custo a sua dignidade perdida em África e reencontrada por meio do sagrado enquanto prática cultural. Além disso, objetivamos destacar a importância do protagonista, enfatizando o sagrado e o sincretismo inerentes a ele e a sua intima relação com os tambores da Casa das Minas, bem como analisar o sincretismo vivenciado por Damião no Quilombo, na Casa das Minas e sua relação com o catolicismo, alem de atentar para o “tambor” como instrumento utilizado para avocar Damião à luta, como um chamado dos voduns. Assim sendo, vemos o fenômeno do sincretismo presente em toda a narrativa monteliana como necessário para a manutenção da sacralidade afro-brasileira e para luta do povo negro escravizado em busca por sua dignidade. Diante disso, percebemos que o texto monteliano nos possibilita enxergar o sincretismo religioso como prática cultural, trazendo uma visão geral do Tambor de Mina, com seus ritos, mitos, costumes e crenças, bem como da sua relação com o catolicismo. Para a realização de nossa pesquisa, de cunho bibliográfico, tomemos como aportes teóricos estudiosos como Sergio Ferreti (1995), Roger Bastide (2006), Chuce (1999), Geertz (1989), Burke (2003), dentre outros que se fizeram necessários.pt_BR
dc.description.sponsorshiporientadora: Andréia Bezerra de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectSincretismo afro-religiosopt_BR
dc.subjectTambor de Minapt_BR
dc.titleOs tambores de São Luiz: diálogos do sincretismo religioso afro-brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA DNALDA PEREIRA DA SILVA.pdf583.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.