Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20840
Título: A progressão temática na escrita acadêmica de estudantes de letras: uma análise de metafunção textual
Autor(es): Arruda, Lidianne da Silva
Palavras-chave: Linguística aplicada
Progressão textual
Metafunção
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: Esse trabalho se situa nos estudos da Linguística Aplicada, considerando Moita-Lopes (2006) e Rajagopalan (2003), porque estuda a língua em caráter in(ter)disciplinar e em contexto social linguisticamente problematizado. Através da vivência com Atividades de Monitoria, na disciplina Semântica e Pragmática, em 2016, investigamos um contexto de uso linguístico em que a escrita acontece em um contínuo em sala de aula universitária. A partir das produções textuais realizadas pelos alunos desta disciplina, questionamos: (1) Se a gramática está indissociada dos textos, como se inter-relaciona a sintaxe, semântica e o discurso no funcionamento da progressão textual na escrita de alunos pré-concluintes de Letras; (2) Como o encadeamento entre tema e rema organiza a metafunção textual em atividades analíticas, resumos e resenhas destes alunos? e (3) De que maneira esse componente textual constrói a coesão nesses textos? Para responder a essas questões investigativas, mobilizamos pressupostos teóricos, metodológicos e analíticos do Funcionalismo e da Linguística Textual. Objetivamos, mediante essa investigação, analisar a organização textual na escrita de alunos pré-concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise da funcionalidade linguístico-textual e discursiva nos documentos coletados tem aporte teórico em autores como Antunes (2005), Beaugrande (1993), Chafe (1992) e Fuzer e Cabral (2014), Halliday (2014), Halliday e Hasan (1976) Koch (2005; 2006; 2008), Neves (1997; 2004; 2016), Seidlhofer e Widdowson (1999), Vilela e Koch (2001). Nessa situabilidade de estudos, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, contemplando Motta-Roth e Hendges (2010), ao analisarmos fenômenos percebidos e comparados entre si, a partir de múltiplas visões. Dentro desse paradigma, o presente estudo é estabelecido no âmbito das pesquisas de campo, pois, considerando Severino (1941), é notado no seu domínio natural, bem como a coleta de dados é realizada em condições naturais de produção, sem intermédio do investigante. Os resultados de pesquisa contemplam a relação tema/ rema como propriedades coesivas de encadeamento textual nas relações processuais das produções.
Descrição: ARRUDA, L. da S. A progressão temática na escrita acadêmica de estudantes de letras: uma análise de metafunção textual. 2017. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20840
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LIDIANNE DA SILVA ARRUDA.pdf679.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.