Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20877
Título: Honorários de sucumbência no processo penal: hipótese de incidência e juízo competente para a execução
Autor(es): Sousa, Filype Mariz de
Palavras-chave: Honorários advocatícios sucumbenciais
Processo penal
Ação penal privada
Juízo competente
Data do documento: 21-Mai-2019
Resumo: O direito à percepção de honorários advocatícios de sucumbência está sedimentado no ordenamento jurídico brasileiro há muito, tendo sido a hipótese de incidência geral definida quando da aprovação do Estatuto da OAB. Porém, a questão do cabimento da condenação em honorários de sucumbência no processo penal nunca foi propriamente discutida pela doutrina e jurisprudência brasileiras, gerando celeuma sobre quando e em quais processos penais pode existir tal condenação e, também, qual seria o juízo competente para a execução de tais verbas sucumbenciais. Assim, este trabalho monográfico dedicou-se a descrever as hipóteses de cabimento de condenação em honorários de sucumbência no processo penal e, também, o juízo competente para a sua execução. Para tanto, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, lançando-se mão de um procedimento comparativo, tomando-se como técnica de pesquisa a documentação indireta, por meio da revisão bibliográfica, das incursões aos sítios virtuais e à legislação e jurisprudência correlatas ao assunto. Do feito, pode-se observar que é cabível condenação em honorários de sucumbência apenas em ações penais privadas e, também, que correto é o entendimento que o juízo penal prolator da sentença é o competente para a execução de tal obrigação judicialmente constituída, tendo em vista existir comando legal expresso nesse sentido, devendo-se dar prioridade à interpretação gramatical ao caso. Os achados deste trabalho monográfico mostram-se de importante relevo para o campo da teoria geral do processo e do processo penal, visto propor solução, a partir de critério técnico-científico, à não definição de hipóteses de cabimento de condenação em honorários de sucumbência no processo penal e, também, à indefinição sobre o juízo competente para a execução do título judicial que constitui a dita obrigação.
Descrição: SOUSA, F. M. de. Honorários de sucumbência no processo penal: hipótese de incidência e juízo competente para a execução. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20877
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filype Mariz de Sousa.pdfFilype Mariz de Sousa623.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.