Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20886
Título: Critérios de amostragem em luvissolo com diferentes instrumentos de coleta para manejo agrícola do Município de Guarabira – PB
Autor(es): Miranda, Érika Bonfim
Palavras-chave: Trado de caneca
Pá de corte e Macronutrientes
Data do documento: 28-Nov-2011
Resumo: Para o reconhecimento da estimativa de fertilidade do solo em atividades agrícola faz-se necessária a análise química do solo. Tal estudo objetiva desenvolver o melhor critério de amostragem de solo para esses fins e é o que se propõe na presente pesquisa, de modo a buscar melhor compreender a dinâmica existente nesse recurso. Foram analisados quatro critérios de amostragem, sendo eles; três amostras simples; duas amostras compostas formadas de cinco simples; duas amostras compostas formadas de dez simples e duas amostras compostas formadas de vinte simples, em uma área de 250 m2. Utilizando-se para a retirada das amostras um trado de caneca e pá de corte com profundidade de 20 cm em um Luvissolo Órtico sólodico, localizados no município de Guarabira, no Agreste do Estado da Paraíba, analisou-se estatisticamente a média(m), erro padrão s(m) e o coeficiente de variação para avaliação dos seguintes parâmetros de fertilidade do solo: pHH2O, P, S-SO4-2, K+, H+ + Al+3, Al+3, Ca+2, Mg+2 e M.O. (Matéria Orgânica). Sabendo-se que o erro padrão e a média evidencia a precisão da estimativa para o experimento, referindo-se a apreciação dos macronutrientes analisou-se que houve uma semelhança no comportamento de quatro variáveis sendo elas: pH, P, S- SO43 e k+ indicando o critério C3 (2 amostras compostas formadas de 10 simples). Analisando conjuntamente as análises dos dados coletados com os dois instrumentos dentre as oito variáveis quatro tenderam para o C3 (2 amostras compostas formadas de 10 simples), são elas: pH (H2O), S-SO42, K+ e H++Al+3, em relação as demais oscilou entre os outros critérios de analises.
Descrição: ÉRIKA, B. M. da. Critérios de amostragem em luvissolo com diferentes instrumentos de coleta para manejo agrícola do Município de Guarabira – PB. 2011. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20886
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ERICA BONFIM MIRANDA.pdf524.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.