Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20894
Título: Os vínculos de amizades construídos entre crianças de 2 a 3 anos na educação infantil
Autor(es): Lacerda, Luziana Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Cultura de pares
Sociologia da infância
Data do documento: 7-Ago-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar o processo de amizade na infância, sob o olhar da História e da Sociologia da Infância, através da observação da cultura de pares. O nosso interesse surgiu da necessidade de entender como os vínculos de amizade são construídos entre crianças de 2 a 3 anos. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através da observação de uma sala de Educação Infantil, com crianças de 2 a 3 anos, em uma escola da rede privada de Campina Grande – PB, no ano de 2015. A pesquisa tem características qualitativa e etnográfica, e foi realizada por meio de observação de como as crianças interagem em forma de pares, no cotidiano escolar, e de como elas estabelecem seus vínculos de amizade. Pouquíssima atenção tem sido ofertada à amizade e à cultura lúdica, construídas pelas crianças ao brincar com seus companheiros, e como tais práticas contribuem para o pleno aprendizado, resultando em crianças ativas e saudáveis intelectualmente. Os resultados obtidos revelaram através de reflexão que as concepções de infância, criança e amizade possuem fundamentação científica, que demostra a grande importância dessa temática. Consideramos que as crianças da instituição de Educação Infantil pesquisada, constituem um interessante grupo, onde existem vínculos de afeto, possibilitando um estudo fértil sobre amizade e cultura de pares.
Descrição: LACERDA, L. S. Os vínculos de amizades construídos entre crianças de 2 a 3 anos na educação infantil. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20894
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUZIANA SILVA LACERDA.pdf728.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.