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dc.contributor.authorSilva, Fernanda Cirino da-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:30:10Z-
dc.date.available2019-09-23T19:30:10Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.otherCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20895-
dc.descriptionSILVA, F. C. de. Educação integral: experiências pertinentes à qualidade da educação. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, como em outros países, a ideia de que a educação integral é fundamental a uma educação de qualidade tornou-se consensual, todavia, o país enfrenta muitos problemas a serem superados rumo a uma educação integral de fato e não apenas de propaganda político-partidária. Entre eles estão a precariedade da estrutura das escolas, bem como a desvalorização da educação e dos profissionais que nela atuam, uma vez que boa parte das escolas públicas brasileiras não oferece nem os requisitos mínimos à qualidade, quando comparadas a escolas de outros países como Finlândia, Canadá, Japão e outros, cuja educação destaca-se dentre as melhores do mundo. Para conhecer mais detidamente essa temática, este artigo objetiva analisar como se processa a oferta de educação integral, considerando experiências realizadas no Brasil e em outros países. O artigo resulta de pesquisa bibliográfica, tendo como principais referências teóricas Dermeval Saviani (2004) e Ana Cavaliere (2015), dentre outros. Parte da compreensão de que a educação integral pressupõe ampliação do tempo escolar, infraestrutura digna para atendimento aos estudantes e profissionais bem qualificados e valorizados, capazes de atuar no sentido de garantir o desenvolvimento dos sujeitos em diferentes dimensões, tais como: intelectual, física, emocional, sociopolítica, cultural e outras. Considerando tais aspectos, conclui-se que no Brasil nas experiências de educação integral tem predominado a ampliação do tempo escolar e não o desenvolvimento máximo das capacidades dos/as estudantes, como ocorre em outros países como Cingapura e Japão, mesmo assim a carga horária ainda se mantém bastante reduzida quando comparada a deles. Além disso, percebe-se diferenças fundamentais com relação à infraestrutura das redes de ensino; a investimentos (valores, decoro, exequibilidade, por exemplo); exigências com a formação e valorização dos professores, que são fundamentais para a oferta de educação integral e consequente garantia da qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª Drª. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectValorização do magistériopt_BR
dc.titleEducação integral: experiências pertinentes à qualidade da educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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