Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20907
Título: O dever de fundamentar e o artigo 489, §1º, IV, do novo Código de Processo Civil
Autor(es): Nascimento, Raquel Leite Paulo
Palavras-chave: Dever de fundamentação jurídica
Resolução de questões controvertidas
Lide posta em juízo
Objeto da decisão judicial
Data do documento: 2-Mai-2019
Resumo: A presente pesquisa discorre sobre as peculiaridades de exercer a jurisdição sob o dever imposto ao juiz de proferir decisões fundamentadas como forma de suprir o anseio social pela legitimação de suas decisões. Segundo determinação constitucional, e a partir de inovações com o Novo Código de Processo Civil, a sistematização do dever de apresentar decisões fundamentadas se torna cada vez mais estrita, surgindo hipóteses específicas em que o juiz terá controlada sua atuação segundo o dever de fundamentação. Nesse sentido é que o presente trabalho busca analisar especificamente a hipótese do art. 489, § 1º, IV, do Novo Código de Processo Civil, revelando as interpretações contraditórias e o embate doutrinário acerca deste dispositivo. Nesse panorama temático, por meio de análises na doutrina especializada, através de livros, revistas e artigos ulteriores já publicados, além do embate jurisprudencial surgido, buscou-se a elaboração da presente pesquisa, tentando desvendar como se dá a colisão interpretativa do dever de enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador. Portanto, a tese do presente trabalho funda-se em responder se, de fato, está o magistrado obrigado a responder a todas as questões suscitadas pelas partes, quando já tenha encontrado motivo suficiente para proferir a decisão.
Descrição: NASCIMENTO, R. L. P. O dever de fundamentar e o artigo 489, §1º, IV, do novo Código de Processo Civil. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20907
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Leite Paulo Nascimento.pdfRaquel Leite Paulo Nascimento591.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.