Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20935
Título: A ortografia em foco: um estudo da ortografia utilizada na rede social Facebook
Autor(es): Nascimento, Nicemária Macedo do
Palavras-chave: Gramática
Ortografia
Leitura
Escrita
Rede social - Facebook
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Com a popularização da internet no séc. XXI, o número de pessoas que utiliza a escrita como principal meio de comunicação através das redes sociais, cresceu consideravelmente. Como usuária da rede social Facebook, observo muitos jovens com dificuldade de utilizar a escrita dentro dos padrões gramaticais. Tal escrita se configura como mais um motivo de exclusão desses jovens da sociedade. Discriminados pelos demais usuários, esses jovens, embora tenham frequentado a escola, não foram alfabetizado(s) de forma plena e, consequentemente, não se tornaram leitores e escritores competentes. Embasada em estudos de Gurgel (2009), Kleiman (1989), Silva (2009), Solé (1998), Souza (1997), dentre outros, esta pesquisa pretende investigar a ortografia utilizada pelos usuários da rede social Facebook, partindo de uma discussão sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Metodologicamente, este trabalho adotou uma pesquisa de cunho exploratório através da rede social Facebook. Os dados revelam que é de suma importância que os usuários das redes sociais possam escrever de forma clara e objetiva, de acordo com a ortografia padrão, sob pena de sofrerem preconceito em função do uso inadequado da norma padrão nesses espaços. Ainda, a forma como uma pessoa escreve pode dizer muito sobre ela, ainda mais quando a escrita torna-se o principal meio de expressão, como é o caso do Facebook.
Descrição: NASCIMENTO, M. V. G. A ortografia em foco: um estudo da ortografia utilizada na rede social Facebook. 2016. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20935
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NICEMÁRIA MACEDO DO NASCIMENTO.pdf817.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.